O Papel do RH na Gestão por Competências

Compartilhar

 

Por Alessandra dos Santos Moura

A discussão sobre os desafios do papel do RH e da Gestão de Pessoas como ferramenta estratégica das organizações tem sido tema de reflexões e debates nos últimos anos. Cada vez mais os gestores percebem que os recursos mais importantes de suas organizações são as pessoas. Observa-se um processo de mudança e crescimento nas áreas relacionadas à gestão de recursos humanos, nas quais as pessoas ganham maior importância nas empresas. Hoje, as organizações são reconhecidas pelo conhecimento que geram, pelos processos que apresentam e pelos profissionais que conseguem atrair e reter.

Por outro lado, os profissionais mudaram sua visão em relação às empresas e sua carreira. Estão voltados ao autoconhecimento e ao auto-desenvolvimento, aprimorando aspectos pessoais e profissionais, buscando uma maior interação entre os objetivos organizacionais e individuais.

As empresas estão percebendo a necessidade de estimular o desenvolvimento das pessoas para que estas ajudem a organização a se tornar mais competitiva no mercado.

Nesse contexto, a área de recursos humanos tem demonstrado o valor estratégico das pessoas nas organizações. Uma das ferramentas utilizadas é a “gestão por competências”, que auxilia a gestão de pessoas na responsabilidade de atrair profissionais, manter talentos e desenvolvê-los de acordo com as competências necessárias para atingir os objetivos organizacionais. São essas as responsabilidades que contribuem para manter a posição e a competitividade das organizações no mercado.

O grande desafio de recursos humanos nas organizações é desenvolver projetos que contribuam para a gestão de pessoas, atuando estrategicamente com o foco na competitividade do mercado. Seu papel é elaborar políticas e práticas que identifiquem competências e desenvolvam as que julguem necessárias para a implementação das estratégias de negócio. Deve, ainda, auxiliar no desenvolvimento das competências existentes e nas competências individuais, para que os profissionais possam se aprimorar no trabalho e agregar valor a si e à organização.

O tema “gestão por competências” é um assunto em desenvolvimento e está sendo considerado uma vantagem competitiva para atingir as metas da organização, pois deve estar alinhado às suas estratégias. Por isso, é extremamente importante entender que cada tipo de negócio necessita de profissionais com perfis específicos.

Essa questão faz com que a área de recursos humanos desenvolva uma postura voltada ao planejamento e à atuação estratégica de negócios. E a gestão por competências deve ser trabalhada como um processo contínuo nas organizações, considerando que cada posto de trabalho tem características próprias e deve ser ocupado por profissionais que apresentam um determinado perfil de competências.

Trabalhando o autoconhecimento, com processos de avaliação de potencial e de performance, bem como o mapeamento das competências dos profissionais, a área de gestão de pessoas e os gestores de uma organização conseguem entender os gaps das competências na equipe e identificar, tanto os talentos e pontos fortes de uma organização, como também as necessidades de treinamento e desenvolvimento, sejam as individuais ou da equipe.

Realizando esse diagnóstico e acompanhando o desempenho dos profissionais, as organizações conseguem prever e identificar as competências que precisam para atuar no mercado de maneira cada vez mais estratégica.

Com a competitividade mercadológica e frente aos desafios trazidos pela globalização, a gestão por competências se torna um instrumento imprescindível para produzir benefícios aos negócios.

É de suma importância que as empresas entendam a necessidade de valorizar cada vez mais o capital humano, provendo ferramentas para o desenvolvimento de suas competências. Dessa forma a gestão de pessoas atua como um suporte estratégico para o atendimento das metas individuais e corporativas, procurando um diferencial competitivo no mercado.

O mais importante é que a gestão por competências esteja de acordo com as diretrizes da organização. É importante estar sempre alinhada à estratégia de negócio e, principalmente, obter o apoio dos dirigentes da empresa, para que seja um modelo de gestão de pessoas para atuação da empresa no mercado.

Esse modelo de gestão leva as empresas a repensar o papel das pessoas e o de recursos humanos, colocando-os em uma posição valiosa e estratégica. São as pessoas que geram o diferencial competitivo que toda organização busca em suas estratégias. Acredito que, inclusive, esteja acima dos recursos financeiros e tecnológicos.

* Alessandra dos Santos Moura é Diretora de Desenvolvimento Organizacional da Caliper

Sobre a Talogy

Nós somos a Talogy. Os especialistas em gestão de talentos. Elaboramos soluções que analisam, selecionam, desenvolvem e engajam talentos em todo o mundo. Ao unir os principais psicólogos, cientistas de dados, desenvolvedores e consultores de RH, reunimos o poder da psicologia e da tecnologia para que você possa tomar as melhores decisões sobre pessoas orientadas por dados sobre pessoas. Com mais de 30 milhões de avaliações entregues todos os anos em mais de 50 idiomas, ajudamos os clientes a descobrir o brilhantismo organizacional.

Posts Recentes

Categorias

Facebook Caliper

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?