Go to Top

Depoimentos de Clientes

Avaliação de Potencial e Coaching
Paulo Nascentes, Vice Presidente, Tigre Tubos e Conexões

Avaliação de Potencial – Perfil Caliper
Ronaldo Duschenes, Presidente do Conselho Administrativo, Flexiv

Avaliação de Potencial – Perfil Caliper
Celia Lass, Presidente, Flexiv

Avaliação de Potencial
Adriana Hasselmann, Gerente de Gestão de Talentos e Desempenho, Light

Avaliação de Potencial e Mapa de Potencial
Ylana Miller, Sócia, Yluminarh

Avaliação de Potencial e Certificação Perfil Caliper (treinamento)
Luciana Torres, Sócia, Transition RH Consultoria

Utilizo o Perfil Caliper há um bom tempo aqui no Grupo Terral e percebo muita qualidade nos resultados das avaliações. A solução faz uma leitura muito fiel do perfil profissional do avaliado, por isso é muito utilizada nos processos de recrutamento e seleção, e de promoção realizados aqui na empresa. O Perfil Caliper nos auxilia também no plano interno de desenvolvimento de lideranças. O uso da ferramenta evita surpresas e é determinante para a tomada de decisões referentes à Gestão de Pessoas. Aprecio muito a metodologia e a devolutiva feita após as avaliações pelos profissionais da Caliper. Diferente de outras ferramentas existentes no mercado, o resultado de uma avaliação do Perfil Caliper é de fácil interpretação mesmo para profissionais que não são da área de Recursos Humanos, fator que acelera muito os processos. Neste momento, com o apoio da Caliper, estamos em um processo de mapeamento das competências específicas necessárias para o exercício de cada cargo. Já temos mapeadas as competências gerais e agora a proposta é de customização dos requisitos. A parceria com a Caliper tem sido decisiva para nosso sucesso.”

Avaliação de Potencial
Leonardo de Oliveira Gomes, Presidente, Terral

A partir do momento que passamos a utilizar o Perfil Caliper em nossos processos seletivos percebemos que os gestores ficaram mais seguros em tomar uma decisão de escolher por um ou outro candidato. Estas decisões aconteciam algumas vezes quase que exclusivamente baseando-se no feeling do entrevistador e do RH, tendo uma ferramenta que possa dar uma visão mais completa do candidato, este processo de decisão ficou mais tranquilo e seguro tanto para o gestor como para a empresa. Percebemos que utilizar a ferramenta ajuda a eliminar o risco de fecharmos uma vaga com um candidato não adequado, reduzindo ainda mais a nossa taxa de turnover.

O Perfil Caliper também ajudou a diminuir as barreiras de distância e agilizar os processos de seleção no Brasil e América Latina, havendo, portanto, uma padronização do uso das ferramentas de avaliação. Por ser on-line, sem precisarmos da presença do candidato ou do consultor, a aplicação da ferramenta ficou facilitada. Nos casos mais remotos, nós agendamos as devolutivas por telefone e tanto o gestor como o avaliado tem os relatórios dos testes em mãos, fica tudo bem mais fácil e ágil.

O Mapa de Potencial nos ajuda a ter uma visão geral de todos os candidatos em um processo seletivo. Ele também nos permite comparar cada item avaliado no detalhe, confrontando suas notas e permitindo o rankeamento dos candidatos. Além disso, permite que tenhamos em mãos um panorama geral de todos os perfis dos candidatos que já fizeram os testes, mapa este que pode ser utilizado, além do processo seletivo, também em processos futuros para outras vagas ou para fins de desenvolvimento.”

Avaliação de Potencial e Mapa de Potencial
Tania Maranha, Gerente Corporativo de Recursos Humanos, Electrolux

O Perfil Caliper nos ajuda muito na seleção de vendedores da Cimavel. Ele é a cereja do bolo do processo seletivo. O candidato passa por várias etapas na seleção e o Perfil Caliper entra para validar as percepções dos Recursos Humanos e do Gestor da vaga sobre a pessoa. Muitas vezes o Perfil Caliper levanta algumas questões que não tinham sido percebidas e, em outras, ele ratifica o que observamos.

O principal benefício que a ferramenta nos traz é a contratação correta. O meu índice de rotatividade é baixo mas eu sei que o custo de uma contratação errada é incalculável. O Perfil Caliper me traz essa economia!

Na Cimavel, usamos as informações do Perfil Caliper para a contratação e também para o treinamento desse novo vendedor. O gestor acompanha todo o processo de seleção, inclusive o feedback das consultoras Caliper. Quando contratamos, já sabemos como tratar aquele vendedor, quais são seus pontos fortes e fracos e como devemos fazer o treinamento dele. O relatório da avaliação de potencial é constantemente revisto.

Avaliação de Potencial
Tiago Teixeira, Diretor Geral , Cimavel Veículos

Para ele:

O maior benefício do coaching é que ele ajudou a me tornar uma pessoa melhor, tanto no aspecto pessoal como no profissional. Podemos realmente evoluir no processo de coaching, percebendo e usufruindo de resultados práticos.

Eu me sinto contagiado pela metodologia porque acredito nela. O coaching até hoje ainda está muito presente em mim e essa é a maior prova de que valeu a pena. Tudo o que eu aprendi foi incorporado à minha cultura de vida.

Periodicamente eu volto às metas que foram definidas no programa. Revejo se devo fazer algum ajuste e se minhas ações resultam do meu planejamento. Identifico os pontos negativos e trabalho em cima deles de forma tangível e mensurável.

Para a empresa:

Eu acredito que qualquer resultado da empresa está vinculado à dedicação e participação das pessoas motivadas. O processo de coaching potencializa as qualidades, o melhor da pessoa, e permite trabalhar os comportamentos positivos das pessoas a favor da empresa. E muitas oportunidades de melhorias são identificadas, trabalhadas e transformadas em pontos fortes. Torna-se muito mais fácil disseminar boas ideias em um terreno previamente preparado.

Coaching
Ricardo Martins Soares, Gerente Nacional De Vendas – Infraestrutura, Tigre

O coaching me trouxe a importância da coerência dos líderes, gera legalidade e legitimidade do cargo. Hoje eu sei administrar melhor as pessoas, pares diretos, indiretos. Também compreendo que não existe a pessoa perfeita, existe o melhor das pessoas e o coaching nos ajuda a entender e extrair isso.

O coaching tornou-me uma pessoa que entende a importância do questionamento a favor da mudança e com capacidade de autoavaliação. Você fica mais compreensível com o comportamento das outras pessoas. Ele coloca uma grande necessidade de parametrização na sua vida. Abre a mente para referências novas, ideias novas, tornando-nos mais tolerantes e compreensíveis, eliminando rótulos ou estereótipos, o julgamento na primeira impressão. Você fica mais assertivo, nunca perde a visão de que tudo tem um objetivo, tornando os caminhos mais claros.

Sobre a Caliper:

Com o programa da Caliper, a pessoa realmente entende o objetivo do coaching, já que ele ajuda a identificar os pontos chaves do desenvolvimento, além de lidar com os bloqueios outrora não identificados que são barreiras para o nosso dia a dia.

O trabalho é intensamente monitorado para não perdermos o foco e garantirmos o cumprimento das metas propostas. Tudo é feito de maneira muito habilidosa. Existe uma relação de confiança profunda com o coach, o que é essencial em todo o processo.

Nota-se uma clara evolução através das metas, passo a passo definindo ações, identificando as adversidades. Você fica surpreso em perceber que superou um obstáculo e que isso te deu um grande atributo adicional na sua carreira além de experiência. É um dos melhores investimentos que um profissional pode fazer para si e para sua carreira.”

Coaching (continuação)
Ricardo Martins Soares, Gerente Nacional De Vendas – Infraestrutura, Tigre