Go to Top

Qualidades Invejáveis para Chegar ao Topo da Carreira

Qualidades Invejáveis para Chegar ao Topo da Carreira

Mulher / Noticias

Quais são as habilidades necessárias para que uma mulher chegue aos cargos mais altos da hierarquia de uma empresa? Na semana passada, contamos aqui no TDelas algumas historias de profissionais bem-sucedidas que estão em posição de chefia, dando algumas pistas sabre essas qualidades inerentes ao sexo feminino que podem ser ulilizadas em um projeto de ascensão na carreira. No entanto, existem especialistas que se dedicam quase exclusivamenle a investigaryção desses dadas, analisando caracteristicas do sexo feminino que podem servir para quem planeja se destacar na empresa em que trabalha, ocupando cargos de coordenação, gerência, diretoria au até presidencia.

Além de mostrar a caminho que deve ser seguido par quem almeja uma dessas posições, essas pesquisas também ajudam a desmistificar algumas questões que ainda fazem parte do imaginário popular no mercado de trabalho. Ou seja, elas mostram que as mulheres são capazes de chegar ao tapa da hierarquia de uma empresa sim e que, para isso, não precisam abrir mão de ter uma familia, marido e filhos, au ainda fazer outros sacrifícios que não são exigidos aos homens. Uma das principais pesquisas neste sentido foi realizada já há algum tempo, em 2007, pela empresa Caliper do Brasil, mas traz dados atemporais que pod em ajudar quem tem este objetivo.

‘A partir das descobertas realizadas com uma pesquisa da própria Caliper com mulheres executivas dos Estados Unidos e do Reina Un ida, surgiu a ideia de desenvolver alga semelhante aqui no Brasil porque achamos que seria inte ressante divulgar essas informações para a população feminina e incentivar as mulheres a conquistar seu espaço’, comenta a coach e diretor da Caliper, José Geraldo Recchia. A pesquisa mostra, par exemplo, que a grande maioria (65%) das executivas consultadas na época eram casadas e que mais ainda tin ham filho (72%). Isso mostra que as mulheres podem conciliar a familia e a carreira slm.

Além disso, a pesquisa já mostrava que, cada vez mais, há um equilibria maior nos mais altos niveis de hierarquia. ‘As mulheres estão muito presentes na base da pirâmide hierárquica de comando, como em cargos de supervisão au coordenação, mais até do que as homens. Dali para cima, nos cargos de gerente, diretor, vice-presidente e presidente, a número de mulheres ainda é menor do que 0 dos homens, mas, acompanhando outras pesquisas realizadas desde que a nossa foi publicada, podemos observar que há uma tendência, a médio prazo, de que as mulheres ocupem passem a ocupar mais esses outros cargos também. Não tem espaço para retrocesso’, afirma.

Superando os obstáculos

É claro que ainda existem algumas barreiras para que as mulheres alcancem esses postos com mais facilidade, mas a pesquisa mostra que, usando algumas de suas habilidades inatas, as mulheres podem ter ainda mais sucesso do que as homens nos processos de gestao. Em relação aos obstáculos, Recchia destaca a estereótipo baseado nas diferenças de gênero, a exclusão das mulheres de uma rede de relacionamentos informais ja estabelecida e a ausência de modelos para imitar. ‘Esta última situação acontece porque qualquer profissional procurar imitar seu superior de alguma forma, mas, no caso das mulheres, as superiores são só homens’, explica.

Entre as caracteristicas que fazem com que as mulheres se destaquem mais nos processos de gestao, a coach cita várias. ‘Diferente dos homens, que se preocupam mais com a resultado em si, elas, apesar de também terem essa preocupação, envolvem mais a equipe na tomada de decisão, fazem com que a equipe se sinta valorizada, a que a motiva mais, e são mais sociáveis e flexiveis’, destaca. A coach e sócia da empresa Tekoare, Ana Artigas, que também colaborou com a pesquisa na época, ainda cita ‘a comunicação, a persuasão, a firmeza e a precisão’ como outras qualidades femininas.

No entanto, ela afirma que algumas afirmações tidas como verdadeiras anteriormente não passam de mitos. ‘Muita gente diz que as mulheres são detalhistas, mas existem muitos homens que o são ainda mais, escolhendo, inclusive, a área financeira par causa disso. O que acontece é que muitas habilidades interessantes para gestores não são caracteristicas de um genera ou outro, mas sim da formação da personalidade do próprio individuo’, opina. Ela garante, entretanto, que as mulheres têm um nível de força de ego muito eleva do, ‘elas agüentam muito a pressão’.

Autor:
Ana Carolina Bendlin

Apareceu pela primeira vez em:
ParanáOnline

Veja no ParanáOnline